A governadora do Pará, Hana Ghassan, inaugurou nesta terça-feira (23) a Usina da Paz de Santarém, no oeste do estado. A nova unidade é a 32ª entregue pelo governo estadual e integra um dos maiores programas de cidadania e inclusão social da América Latina.
O complexo faz parte das ações do Programa Territórios pela Paz (TerPaz) e oferece mais de 70 serviços gratuitos nas áreas de cidadania, saúde, educação, esporte e qualificação profissional. A entrega também faz parte das comemorações pelos 365 anos de fundação de Santarém.
Durante a inauguração, a governadora destacou que o equipamento público representa um avanço nas políticas sociais do estado, com foco na redução das desigualdades e na ampliação do acesso a serviços básicos.
A nova Usina da Paz é a primeira instalada na região do Baixo Amazonas e deve atender diretamente milhares de famílias de Santarém e municípios vizinhos. O espaço está localizado na avenida Pirelli, próximo à rodovia Fernando Guilhon, e conta com estrutura moderna que inclui complexo poliesportivo, piscina, teatro, bibliotecas, laboratórios, salas de informática e áreas voltadas à formação profissional.
Segundo o governo, desde a implantação da primeira unidade, em 2021, as Usinas da Paz já ultrapassaram a marca de 15 milhões de atendimentos em todo o Pará, consolidando-se como uma das principais políticas públicas de inclusão social do estado.