O árbitro assistente de vídeo (AVAR) Luis Diego Nascimento Lopes, do Pará, foi selecionado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para participar do curso de capacitação da tecnologia de impedimento semiautomático (SAOT), que será implementada no Campeonato Brasileiro da Série A.
A formação reúne um grupo restrito de 40 profissionais em todo o país, sendo 20 árbitros de vídeo (VAR) e 20 assistentes (AVAR). O treinamento inclui etapas online e presenciais, realizadas na Central do VAR, no Rio de Janeiro, com foco na operação do novo sistema que promete mais agilidade e precisão nas marcações de impedimento.
Capacitação faz parte de modernização da arbitragem
A tecnologia de impedimento semiautomático vem sendo incorporada ao futebol brasileiro como parte do processo de modernização da arbitragem. O objetivo é reduzir o tempo de análise e aumentar a confiabilidade nas decisões durante as partidas.
Com a participação no curso, Luis Diego passa a integrar o grupo de profissionais em preparação para operar o sistema nas competições nacionais.
Arbitragem paraense ganha destaque nacional
A presença do árbitro paraense na capacitação reforça a participação do Pará em projetos de formação da arbitragem brasileira. Recentemente, outro profissional do estado também participou de uma imersão internacional voltada à evolução da arbitragem em centros de referência na Europa.
A Federação Paraense de Futebol (FPF) destacou a seleção como resultado do trabalho desenvolvido no estado e afirmou que a presença de profissionais paraenses em programas da CBF reforça a valorização da arbitragem local no cenário nacional.