Belém recebe etapa estadual da Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca

Belém recebe etapa estadual da Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca
Compartilhe

Evento realizado no Parque da Cidade reúne pescadores, aquicultores e representantes do setor para discutir propostas de fortalecimento da pesca e da aquicultura no Pará

Belém sedia, até esta quarta-feira (24), a etapa estadual da 4ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca (CNAP). A programação foi aberta na manhã desta terça-feira (23), no Parque da Cidade, reunindo representantes da cadeia produtiva da pesca e da aquicultura no Pará.

O evento conta com a participação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), que oferece apoio logístico à realização da conferência. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e busca ampliar o diálogo sobre o presente e o futuro do setor no Brasil.

Conferência debate futuro da pesca e da aquicultura

A etapa estadual da Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca reúne pescadores, aquicultores, trabalhadores do setor, representantes da indústria da pesca e outros atores ligados à cadeia produtiva do pescado.

A programação é considerada um espaço de participação social para a construção de propostas voltadas ao fortalecimento da pesca, da piscicultura e da aquicultura. Os debates também abordam políticas públicas, desenvolvimento sustentável, geração de renda e melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas na atividade pesqueira.

A retomada da conferência ocorre após a última edição nacional ter sido realizada em 2009. Para o Ministério da Pesca e Aquicultura, o novo processo representa um avanço para a participação social no setor.

Sedap reforça apoio ao setor pesqueiro no Pará

Durante a abertura da programação, a diretora de Pesca da Sedap, Adriana Patrícia Oliveira, destacou o apoio do Governo do Estado à realização do evento em Belém.

Segundo ela, a Sedap atua para garantir estrutura adequada aos participantes e contribuir para a construção de propostas que possam fortalecer a pesca e a aquicultura no Pará.

A diretora ressaltou ainda que o Governo do Estado tem desenvolvido ações voltadas à melhoria do setor, com foco no desenvolvimento sustentável e na valorização de pescadores, pescadoras, empresários, trabalhadores e demais representantes da cadeia produtiva.

Propostas do Pará serão levadas à etapa nacional

Após a abertura oficial, a programação contou com leitura do regimento, orientações gerais e início das discussões em grupos de trabalho. Nesta quarta-feira (24), a conferência segue com plenária para escolha das propostas prioritárias e dos delegados que representarão o Pará na etapa nacional.

A fase nacional da 4ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca está prevista para ocorrer entre os dias 11 e 13 de novembro, em Brasília, no Distrito Federal.

Participação social fortalece políticas públicas para o setor

Com o tema “Pesca e Aquicultura: de Política de Governo a Política de Estado”, a 4ª CNAP busca construir, de forma coletiva, diretrizes para políticas públicas permanentes.

No Pará, a etapa estadual reforça a importância da escuta dos trabalhadores e representantes do setor para o desenvolvimento de soluções alinhadas à realidade da pesca e da aquicultura na Amazônia.

Serviço

Evento: Etapa estadual da 4ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca
Local: Parque da Cidade, em Belém
Período: 23 e 24 de junho
Realização: Ministério da Pesca e Aquicultura
Participação: Sedap e representantes da cadeia produtiva da pesca e da aquicultura

Foto: Mateus Costa/Ascom Sedap

0
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários